domingo, 4 de janeiro de 2015

Clima tenso no Lixão do Iguaíba em Paço do Lumiar.

A situação no Lixão do Iguaíba pode acabar em tragédia, se não houver consenso entre os catadores e agricultores. 

Por Judson Carlos - Manancial Notícia

Um grupo de 8 pessoas, interditaram, nesta sexta-feira (o2), o lixão que funciona próximo ao Iguaíba. A coleta de lixo na cidade ficou suspensa, pois os caminhões e garis esperavam um posicionamento da prefeitura e do grupo responsável pelo movimento.

Um grupo pequeno de apróximadamente de 6 a 8 pessoas utilizaram pedaços de madeira arames para impedir o acesso ao lixão e também decidiram ficar vigiando o local para garantir que não joguem mais lixo na área. “Essa decisão que nós chegamos agora é o final, com fé em Deus que vamos vencer. Estamos aqui acompanhando direto. A nossa medida é essa, enfrentando urubu, mosca, cachorro tudo isso vem prejudicando o meio anbiente. Já chega!”, disse o agricultor.

De acordo com um morador, as comunidades que ficam no entorno do lixão estão sendo prejudicadas, pois o lixo está poluindo o local. “Isso está prejudicando o lago e esta é a água que nós bebemos”, lamentou o aposentado Luis Silva.

Há muitas residências perto do lixo acumulado e segundo a moradora José Silva, a população está adoecendo devido a poluição da água. “Essa água escorre daqui [do lixão] para o rio e as crianças estão adoecendo com diarreia, com vômito, com hepatite”, relatou.

Os responsável do “pequeno movimento politico’’ liberaram o acesso ao lixão, após a chegada da policia e de uma comissão da Prefeitura de Paço do Lumiar.

Veja os vídeos



Nenhum comentário:

Postar um comentário