segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: As possíveis mudanças no cenário político de Paço do Lumiar, e o fortalecimento da oposição.

Em meio à disputa eleitoral em Paço do Lumiar, os grupos de oposição saíram mais fortalecidos neste pleito, pois mostraram força na disputa local. O prefeito Josemar Sobreiro está em uma situação complicada para 2016, se não tiver uma modificação geral em seu grupo político, sua reeleição praticamente já está com os dias contados.

O desempenho nas urnas mostrou toda a fragilidade do seu grupo político, o que coloca a disputa em 2016 polarizada. A disputa estadual poderia ser uma oportunidade para atingir mais eleitores e fortalecer seu grupo político, não fosse a inacreditável estratégia da oposição, que com ajuda de alguns aliados do governo, desmoralizaram ainda mais o grupo da situação.

Do ponto de vista das candidaturas que surpreenderam, neste primeiro momento, as análises trabalham com um cenário de fortalecimento do militante político Inaldo Pereira, sua candidatura na reta final contou com uma grande ajuda do ex – prefeito Gilberto Arôso, e do vereador Alderico Campos. Inaldo Pereira é o nome que surge com a força do passado obscuro de Paço do Lumiar, sua votação foi uma grande surpresa para a classe política local. Porém, não podemos tirar o mérito dos seus padrinhos políticos que trabalharam nos bastidores e conseguiram dá uma boa votação ao seu afilhado.

Fatores que podem pesar desfavoravelmente ao grupo político do prefeito Josemar Sobreiro, é a queda do deputado Domingos Dutra, que não conseguiu se reeleger, e com isso, naturalmente poderá se consolidar um nome forte na disputa municipal de 2016. Outro fator, é a votação dos candidatos a deputado federal apoiado pelo grupo da situação, Davi Alves Junior e Trinchão, além de terem uma votação baixa no município, não conseguiram se eleger.

A questão é saber se este clima favorável a oposição será mantido com o mesmo fôlego até 2016. Vale lembrar que outros eventos podem decidir a disputa de 2016. Hoje, percebemos que o grupo do prefeito precisa urgentemente mudar, pois a mudança pode interferir positivamente no resultado eleitoral de 2016."É preciso separar o joio do trigo", mas também é preciso cuidado para conduzir um processo tão delicado. 

Veja a relação dos candidatos a deputado estadual, mais votados em Paço do Lumiar.


Veja a relação dos candidatos a deputado federal, mais votados em Paço do Lumiar.


5 comentários:

  1. Agradecer ao companheiro Ednaldo aliado do prefeito, que articulou uma votação boa para pereirinha aqui, inclusive tirou aliados importantes do ex - prefeito Raimundo Filho.

    ResponderExcluir
  2. Essa disputa promete, o prefeito ficou encurralado a oposição se articulou bem e pelo que percebesse vai sair vitoriosa em 2016

    ResponderExcluir
  3. boa a votação de Inaldo já espera, depois de algumas reuniões no sitio do prefeito Gilberto Arôso, valeu Inaldo

    ResponderExcluir
  4. Acho que Alderico foi o grande vencedor das eleições de Paço do Lumiar, o grupo do prefeito não venceu nem pra estadual, muito menos pra federal, nunca presenciei isso no município, Inaldo está de parabéns, porém, ser muito pouco provável que Gilberto e Alderico ajudem ele nas eleições municipais,ele teve uma boa votação mais perdeu sua essência de oposição a se juntar com essas pessoas, com relação ao ex - prefeito Raimundo Filho foi um heroi, pois todos lutavam contra ele (o prefeito, Gilberto, Alderico), iclusive usando Inaldo para isso. Dutra não se elegeu e veremos agora uma grande batalha em 2016, ESTÁ TUDO ABERTO.

    ResponderExcluir
  5. Você somente esqueceu quem em menos de 15 dias Bia Aroso andou pelo município e ainda conseguiu dar ao Adriano Sarney (755 votos) e ao Sarney Filho (712), apesar da campanha contra a família Sarney. Mostra que ela ainda tem seus votinhos, imaginem se ela tivesse trabalhado nos três meses de campanha? Culpa de quem? da rejeição de Josemar que faz com que o povo sinta saudades dela.

    ResponderExcluir