domingo, 13 de abril de 2014

PAÇO DO LUMIAR: Os benefícios da crítica ao amadurecimento político.

Alguns políticos de Paço do Lumiar que não admitem crítica, reconhecem a importância da mesma para gerar equilíbrio no convívio social, infelizmente uma boa parte precisar amadurecer politicamente para conviver na vida pública, tem muita gente em nossa cidade que não admite ser questionada, pensa que seus aliados ou ex – aliados são robôs.

Precisamos de críticos, de críticas! Sob o risco de tornarmo-nos caçadores de questionadores, o que acarreta enorme prejuízo ao melhoramento das relações de interesse público, coletivo.

Governos INTELIGENTES ouvem os críticos. São estes os que sinalizam suas fragilidades e refletem o pensamento, seja específico ou comum, que circula no contexto. Apenas as DITADURAS são beneficiadas pelo silenciamento da razão e da inteligência, até mesmo da emoção, que é uma faculdade humana das mais nobres.

Paço do Lumiar carece desse exercício salutar, no acompanhamento das aplicações de bens públicos; pois às vezes, só o povo pode falar sobre as reais necessidades que possui. Seus porta-vozes são poucos, podem não serem fidedignos, por isso, muitos canais necessitam de abertura, inclusive na mídia local.

Quando criticamos, não temos obrigação alguma de elaborar frases perfeitas. Falamos com a nossa própria bagagem, partindo do ângulo que retém nosso olhar. A missão é apontar, solicitar, reclamar aprimoramento. Deixemos as exigências aos artigos científicos, que possuem campo delimitado de apresentação, embora igualmente importantes, para contribuir socialmente.

Períodos eleitorais favorecem a crítica. Seria muito preocupante se assim não fosse! Estaríamos todos reféns das verdades do poder, que possui maquinaria complexa de coerção, desde a força dos financiamentos até vasta representação humana e institucional a favorecer lhe as causas.

Recurso exíguo dos despossuídos, mas tão temido, que abala os bem acomodados, a crítica continua em nossas mãos, façamos bons usos em benefício das coletividades massificadas; suscitando o debate, questionando os dogmas, exigindo explicações societárias. Quando estivermos em idade adulta de consciência política, compreenderemos que se trata apenas da liberdade de ser cidadão.

Que possamos refletir e aprender com as criticas, pois tem muito a nos ensinar. PARA OS POLÍTICOS LUMINENSES!! Falta HUMILDADE PARA APRENDER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário