quarta-feira, 26 de março de 2014

Servidores da SEMDES participam de oficina de Libras.

Manter uma comunicação fluente com os portadores de deficiência auditiva e entender a riqueza da língua de sinais, foi o objetivo da primeira oficina de Libras para servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizada nos dias 24 e 25 de março, em Paço do Lumiar.

Cerca de 50 servidores que atuam diretamente nas políticas de assistência social do município, como, Bolsa Família, CRAS, CREAS, Casa do Trabalhador, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, por exemplo, participaram da oficina, que abordou além das causas da surdez e diagnóstico, como situações vivenciadas no atendimento ao usuário portador da deficiência.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, e palestrante do evento, "todos nós, independente de trabalharmos no setor público, temos que estarmos preparados para qualquer tipo de comunicação. E, por registramos uma grande quantidade de beneficiários com surdez, diagnosticamos a necessidade de realizar essa formação com os servidores, a fim de atendermos a contento essas pessoas".

No Maranhão, existem aproximadamente 20 intérpretes de libras , que segundo a secretária Ivone, é um número muito inferior à demanda do estado. Ela ressaltou ainda, que algumas situações ainda na infancia devem ser observadas para que seja realizado um diagnóstico precoce da pessoa surda, como: na gestação, a mãe deve tomar todas as vacinas; realizar os exames da Orelhinha e do Pesinho nos recém-nascidos; pessoas que ouvem músicas e assistem à televisão em um volume muito alto, têm grande chance de perder a audição, entre outros.

Para a assistente social, Deuzilene Viegas, a oficina foi de extrema importância para ela que se comunica diariamente com usuários portadores de deficiência ou com limitações na fala. "Todos os dias atendemos várias pessoas, e a comunicação com os deficientes auditivos ainda era uma barreira, mas a partir de agora, poderemos atender melhor esse público na prestação de servços e informações com clareza", ressaltou.

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