quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Paço do Lumiar: Prefeitura realiza aula inaugural para mais de 200 alunos do Pronatec.

Na quarta-feira (12), 250 alunos participaram da aula inaugural da primeira turma de 2014, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Paço do Lumiar. Nesta etapa de pactuação estão sendo oferecidos, através da parceria com o Senac, os cursos de manicure e pedicure, auxiliar de cabeleireiro, auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, auxiliar de confeiteiro, frentista, operador de caixa, camareira e recepcionista, nas conjuntos Manaíra, Lima Verde, Maiobão, Vila Cafeteira e Pau Deitado.

O evento realizado no Convento das Irmãs da Purificação, no Maiobão, contou com a presença do prefeito Josemar Sobreiro, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Silva Oliveira, coordenadores da Semdes, em Serviço Social e Segurança Alimentar, e representantes do Senac.

“Nós que representamos o poder público temos um papel importante de desenvolver socialmente o nosso município. A qualificação profissional é uma das nossas políticas afirmativas, onde estamos com o apoio das instituições, capacitando para o mercado de trabalho, milhares de jovens e adultos através do programa”, ressaltou o prefeito Josemar.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, o Pronatec tem sido um agente importante na profissionalização de pessoas à margem da pobreza. Ela lembra que na primeira turma do programa na atual gestão, foram certificadas cerca de 800 pessoas, sendo que 80% delas já estão no mercado de trabalho. “A nossa meta é capacitar mais de 2.000 luminenses somente em 2014”, disse.

Novas turmas – Estarão abertas nos dias 19 e 20 de fevereiro, as inscrições para as novas turmas do Pronatac municipal, através da parceria com o SEST/SENAT, onde serão ofertados os cursos de motorista de transporte de cargas perigosas e frentista, na UEB Paranã, e mecânico de bicicletas, na União de Moradores do Pau Deitado. As aula têm início no dia 10 de março .

Podem se inscrever nos cursos é necessária a apresentação dos seguintes documentos, originais e cópias: RG, C.P.F., comprovante de residência e escolaridade, título de eleitor, número do NIS (para beneficiários do Bolsa Família) e número do PIS (para quem trabalhou com registro em Carteira de Trabalho) e Carteira Nacional de Habilitação categoria B (para o curso de motorista). Nos casos onde o candidato tenha entre 16 e 18 anos, é obrigatória a apresentação do RG do responsável.

A coordenadora da Casa do Trabalhador, Deuzilene Viégas contou que a descentralização das inscrições é uma medida adotada pela Semdes objetivando atender toda a demanda do município. 

Mais informações podem ser obtidas na Casa do Trabalhador, localizada na Avenida 03 do Maiobão, próximo à entrada da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário