sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Municipalismo: Maiobão poderá ser a próxima cidade do Maranhão.

Maiobão poderá se tornar cidade assim que o veto à presidenta que proíbe a criação de novos municípios for derrubado. Tentativa da comissão capitaneada por Frank Fonseca viaja na próxima terça-feira em busca da definição.

Por Fernando Atallaia/com adaptações.


Uma comitiva formada por lideranças comunitárias e políticas do município de Paço do Lumiar viaja na próxima terça-feira (18) rumo a Brasília com o objetivo de derrubar o veto presidencial que impede a criação de novos municípios.


Um dos coordenadores do movimento emancipalista, o ex-vereador e atual secretário do governo Josemar Frank Fonseca, que desde 1992 está na luta para fazer do conjunto Maiobão um município independente de Paço, com todas as prerrogativas de cidade. ‘’A primeira tentativa foi no ano de 92 quando à época fomos derrotados no plebiscito, já que essa região só tinha nessa época 30% do eleitorado, quadro bem diferente do de hoje’’, explica Frank.

Em 2011, as corroborações em torno da criação do município do Maiobão ganharam maior ressonância com adesões expressivas de deputados como Dr. Pádua e Zé Carlos da Caixa. Ambos, autores de requerimentos que solicitaram a emancipação da nova cidade. ´´ Eles foram cruciais em toda discussão e no apoio à causa’’, lembra Fonseca.

Contando com grande densidade demográfica que contabiliza mais da metade do eleitorado de Paço do Lumiar(reservadas as devidas características e peculiaridades populacionais) o Maiobão é constituído hoje de uma estrutura física complexa povoada de negócios, comércios e organismo autóctones. Essa mescla anima a quem pensa vê um dia o bairro transformar-se em cidade.

´´ Nós estaremos em Brasília acompanhando a votação para a derrubada do veto; estamos formando uma comissão de lideranças da região. O Maiobão tem todas as condições para ser município, já é na verdade uma cidade, só precisamos da legitimação dessa realidade’’, anima-se Frank Fonseca.

2 comentários:

  1. acho que deveria parar com a bandidagem aqui no maiobão...ontem mesmo 13/02 roubaram a moto de um amigo meu,bandido bom é bandido morto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima. Deveriam deportar todos os bandidos pro Iraque.

    ResponderExcluir