segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Paço do Lumiar: Prefeitura promove primeira atividade do ano para idosos.

Idosos do município de Paço do Lumiar participaram de uma tarde de atividades, nesta sexta-feira, 17, no primeiro “Chá dos Idosos”, que abriu oficialmente a programação voltada à terceira idade. O evento aconteceu no Convento das Irmãs da Purificação, no Maiobão, e é promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Conselho Municipal do Idoso, e os parceiros, Grupo de Atenção ao Idoso (GAI-Semus), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do município.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, destacou o apoio que o poder público está dando aos idosos, com políticas públicas afirmativas que asseguram os diretos garantidos constitucionalmente. “Este momento é adequado para uma reflexão coletiva entre poder público e sociedade civil acerca das políticas públicas voltadas aos nossos idosos, visto que, o preconceito ainda é latente na sociedade, e nós, juntamente com suas famílias, somos responsáveis em lhes garantir um envelhecimento de forma respeitosa e saudável”, observou a secretária.

Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Raimundo Barbosa, tanto a entidade quanto os idosos do município vivem o seu melhor momento, pois tem o acolhimento e suporte do governo municipal para realizar suas atividades.

De acordo com as informações do Creas, a maioria dos crimes contra idosos acontece no próprio ceio familiar, onde a violência física e moral, furtos e abandono lideram os registros de ocorrências.

Paço do Lumiar conta com dez núcleos de idosos que recebem acompanhamento psicológico, de assistentes sociais, além de reuniões e atividades recreativas, realizados por profissionais da prefeitura.

Recreação - Durante o Chá, os idosos participaram de um aulão de ginástica e dança em diversos ritmos, ministrado pelo Grupo de Atenção ao Idoso (GAI).

O serviço é pioneiro no município e atende os idosos da Sede e da Vila São José nos encontros semanais que contam com a assistência de enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros profissionais.

Nadi Morais, secretária de Saúde, ressalta que o GAI é uma experiência de grandes resultados em Paço do Lumiar, assim como o programa “Melhor em Casa”, que leva atendimentos médicos à vários idosos sem condições de locomoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário