sábado, 18 de janeiro de 2014

Paço do Lumiar adere ao Programa de Aquisição de Alimentos.

152 agricultores locais foram inseridos no PAA, que levará os alimentos do produtor aos consumidores em situação de risco alimentar. 

Paço do Lumiar aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa promover o acesso a alimentos à população em situação de insegurança alimentar. Com a adesão, 152 agricultores do município e 20 entidades serão beneficiados com o programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os governos Estadual e Municipal. Em reunião realizada nesta sexta-feira (17), técnicos e representantes do Município e do Estado falaram sobre o funcionamento do PAA aos agricultores locais.

A secretária de Produção, Abastecimento e Agricultura do município, Rosany Aranha, explica que o programa além de beneficiar o agricultor familiar, dando uma atenção especial e apoiando o incremento de suas produções, melhora a vida das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar. “Antes, os produtores locais não tinham onde comercializar os seus produtos. Agora estamos trabalhando para mudar esta realidade, melhorar a renda e, consequentemente, a vida no meio rural luminense”, disse a secretária.

Com isenção de licitação e preços compatíveis no mercado, o PAA possibilita a aquisição de alimentos dos agricultores familiares locais, destinando os produtos a entidades que atendam a população em situação de insegurança alimentar. “Com o programa, o agricultor comercializa o seu produto e é beneficiado com uma renda mensal, e as pessoas com risco alimentar também são contempladas, pois os produtos são destinados para entidades que trabalham com este público, de maneira gratuita”, disse o prefeito Josemar Sobreiro, ressaltando, ainda, os trabalhos que vêm sendo executados para desenvolver a agricultura luminense.

Produtor rural há 27 anos, Magno Martins considera de suma importância a atenção que a classe está recebendo. “A nossa realidade começa a mudar. Antes, nós não tínhamos lugar certo para comercializar nossos produtos. A gente até conseguia vender nossas verduras nas feiras de São Luís, mas o custo era muito maior, por conta do transporte. Atualmente temos as feiras comunitárias realizadas pela Prefeitura, que dá todo o suporte com o transporte, e a partir de agora teremos esta outra possibilidade, por meio deste programa. Isso significa que nosso produto não estragará por falta de consumidor, e nós teremos uma renda em troca do nosso trabalho”, descreveu.

O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, falou sobre o programa aos agricultores presentes, enfatizando que o objetivo é incentivar a agricultura familiar, para que os produtores melhorem suas rendas e possam sustentar suas famílias de maneira digna. “Parabenizo ao prefeito Josemar, pois enxergamos a sua vontade política em transformar a agricultura local e mudar a realidade destes produtores”, concluiu.

Incentivo à agricultura familiar - O município de Paço do Lumiar receberá cinco microtratores, um trator de esteira e implementos agrícolas. As máquinas e implementos são doações do Governo Estadual, para subsidiar a agricultura familiar local. Além destas conquistas, os luminenses também receberão uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas, além da garantia de que o restaurante popular, recém-inaugurado no Maiobão, passará a adquirir produtos dos agricultores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário