segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Maranhão: Documento da Wikileaks aponta que Roseana Sarney tem R$354 milhões nas Ilhas Cayman.

A governadora falou a verdade quando afirma que o estado do Maranhão é muito rico, documento da Wikileaks aponta que Roseana Sarney tem R$354 milhões nas Ilhas Cayman, um dos mais notórios paraísos fiscais do mundo.

Um documento vazado pelo Wikileaks em 2009 não mereceu nenhuma atenção da mídia e nem do governo. É uma pena, porque ele tem um imenso interesse público.
 
No documento, o Wikileaks fala de um dinheiro que Roseana Sarney, governadora do Maranhão, teria nas Ilhas Caimãs, um dos mais notórios paraísos fiscais do mundo. Roseana, segundo o Wikileaks, tinha em 1999 cerca de 150 milhões de dólares em Caimãs. Em reais, seriam cerca de 350 milhões em valores de hoje.
 
Veja o documento.
 

(Clique aqui pra ampliar)
 
Dinheiro em paraíso fiscal é uma tragédia para a economia de um país. Primeiro, e acima de tudo, porque significa sonegação de impostos.
 
É com o dinheiro dos impostos que você constrói escolas, hospitais, estradas, portos, aeroportos e outras coisas que são absurdamente escassas, por exemplo, no Maranhão.
 
Depois, porque o envio de dinheiro para fora revela falta de confiança no país. Isto é ainda mais doloroso quando se trata de pessoas que tocam, que comandam o país. É um sinal de que tais pessoas sabem que estão fazendo um serviço abjeto em seus cargos públicos.
 
Um estudo escrito por James Henry, ex-economista-chefe da consultoria McKinsey, mostra que os super-ricos brasileiros tinham, em 2010, cerca de 520 bilhões de dólares (ou mais de 1 trilhão de reais) em paraísos fiscais. É quase um quarto do PIB nacional.
 
O trabalho foi encomendado pela Tax Justice Network (TJN), organização que combate os paraísos fiscais. As coisas ficam ainda mais complicadas quando você olha para uma conta num paraíso fiscal e se pergunta: como o titular acumulou tanto dinheiro?

Com trecho de Paulo Nogueira, Diário do Centro do Mundo

3 comentários:

  1. Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.
    2 Timóteo 3:1-5

    ResponderExcluir
  2. A MB funciona no Brasil em todos os aspectos desde a presidencia até a camara de vereadores do menor municipio do pais.(MAFIA BRASILEIRA)

    ResponderExcluir
  3. A MB funcciona no Brasil desde a Presidencia até a camara de vereadores do menor municipio. e não é de hoje... (MAFIA BRASILEIRA).

    ResponderExcluir