quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Em meio a crise de segurança, Roseana lança publicidade nacional sobre o 'novo MA'

As peças foram produzidas pela agência Phocus, uma das quatro empresas que atendem a conta do governo maranhense. Ela recebeu R$ 10,1 milhões da Secretaria de Comunicação Social em 2013, segundo o Portal da Transparência estadual. 

Por Diógenes Campanha/Folha de São Paulo

Em meio a uma das piores crises de segurança do país, o Maranhão lançou na primeira semana de janeiro uma campanha publicitária nacional para atrair investimentos para o Estado e exaltar obras da gestão Roseana Sarney (PMDB).

Em comerciais de um minuto, o governo diz que "grandes transformações constroem um novo Maranhão" e que o Estado é motivo de "orgulho". As peças estão sendo exibidas nos canais por assinatura GNT, GloboNews e Sportv.

Os anúncios destacam investimentos de R$ 3,8 bilhões em infraestrutura para atrair indústrias ao Estado, além de obras nas áreas de educação e de saúde.

A estreia da campanha coincidiu com o período dos ataques a ônibus e delegacias na região metropolitana de São Luís que resultaram na morte de uma menina de 6 anos no último dia 6.

A ordem para os atentados, segundo o governo, partiu do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde 63 presos foram mortos desde 2013, muitos deles decapitados, conforme revelou a Folha.

Quando falou sobre o assunto, no dia 9, Roseana disse que a violência havia aumentado porque o Maranhão estaria mais rico.

"É um Estado que está se desenvolvendo, que está crescendo. E um dos problemas que está piorando a segurança do nosso Estado é que nosso Estado está mais rico, mais populoso também", afirmou a governadora na ocasião, no último dia 9, em sua primeira entrevista sobre a onda crimes.

Apesar da declaração, o Estado tem um dos piores índices sociais do país.

'ESTRANHEZA CONTRA O MARANHÃO'


O secretário de Comunicação Social do Maranhão, Sérgio Macedo, disse que a campanha estava sendo planejada desde outubro, antes da crise do sistema prisional, segundo ele.

A própria Roseana, no entanto, já declarou que os problemas em Pedrinhas se acirraram a partir de setembro –a Força Nacional de Segurança Pública chegou ao Estado no mês seguinte. "Até setembro, Pedrinhas tinha 39 mortes. Em 2012, tinha quatro mortes. Então, até setembro, 39 estava dentro do limite que se esperava", disse a peemedebista, afirmando que as mortes no local aumentaram no segundo semestre.

Macedo afirmou ainda que o Estado está tentando "vender sua estrutura" para atrair negócios. "Todo Estado faz isso, mas quando o Maranhão faz causa essa estranheza toda. Vocês têm que se libertar dessa visão de que o Maranhão nasceu para ser pobre", criticou.

No segundo semestre de 2013, o governo Roseana adotou o slogan "Você tem muitos motivos para se orgulhar do novo Maranhão". Neste ano, ela tentará eleger como sucessor o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), e pode ser candidata ao Senado.

O titular da Comunicação afirmou que os comerciais atualmente no ar tiveram um custo de produção estimado em R$ 300 mil, que não inclui a compra do espaço nos três canais fechados. Esses valores, segundo o governo, serão apurados após o término da veiculação, no final do mês. Uma segunda fase da campanha, com a veiculação de novas inserções publicitárias, está em estudo.

As peças foram produzidas pela agência Phocus, uma das quatro empresas que atendem a conta do governo maranhense. Ela recebeu R$ 10,1 milhões da Secretaria de Comunicação Social em 2013, segundo o Portal da Transparência estadual.

Em dezembro passado, as quatro agências –Phocus, Canal Comunicação, VCR e AB Propaganda e Marketing– venceram concorrência de R$ 32 milhões para continuar atendendo a gestão Roseana.

A lei orçamentária do Maranhão prevê R$ 42,5 milhões para divulgação das ações governamentais em 2014. O secretário, no entanto, disse que a verba programada para publicidade institucional neste ano é de R$ 22,5 milhões.

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