segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Prefeitura de Paço do Lumiar premia alunos em Concurso Literário.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta (27) a premiação dos ganhadores do 1º Concurso Literário de Paço do Lumiar. Com o tema “Semeando meu esPAÇO e cultivando meu futuro”, o concurso teve como objetivo despertar o senso crítico e explorar o conhecimento dos alunos da rede municipal sobre a relação que possuem com a cidade onde vivem, com foco no resgate das raízes culturais e sociais da região.

Ao todo 18 escolas participaram do concurso literário, que reuniu 54 produções assinadas por estudantes das unidades de ensino básico e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito Josemar Sobreiro falou da importância de projetos como este, onde o senso crítico e a valorização cultural são incentivados junto aos alunos. “Em Paço do Lumiar nunca houve iniciativa nesse sentido. Agora nossa gestão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começamos a mudar essa realidade. Nossos alunos podem mostrar, através de seus poemas, memórias e crônicas, o que pensam sobre nosso município, o que esperam e qual a relação que têm com nossa terra. A prefeitura irá imortalizar essas obras, através da publicação de um livro que irá reunir todos esses trabalhos. Quero fazer um agradecimento especial a todos os gestores e professores que acreditaram nesse projeto, que por si só já nasceu vencedor”, declarou o prefeito. 

Premiação - Na categoria “Poemas”, no 6º ano do EF, venceram as Unidades de Ensino Básico Paranã, Pão da Vida e Luís Pires da Fonseca, cujas alunas premiadas foram: Sarah dos Santos, Mariana Silva dos Santos e Elisa Cristina.

Na categoria “Memórias Literárias” concorreram alunos que estão cursando o 7º ano do EF e as ganhadoras foram as Unidades de Ensino Básico Cumbique, Pão da Vida e Nova Canaã, com os alunos Tainara Cristina Barros, Caio Vitor Oliveira e Cassiane Cristine dos Santos. Na mesma categoria, venceram ainda os estudantes do 8º ano do EF, Sara da Silva, Nildison Costa e Claudenice Costa, alunos das Unidades de Ensino Básico Professora Conceição Costa, Unidade do Conjunto Paranã e Unidade da Nova Canaã.

Na categoria “Crônicas”, no 9º ano do EF, ganharam as UEBs Liberalino de Jesus, Conjunto Paranã e Ganival Pereira, com trabalhos apresentados pelos alunos Jardison Costa, Karen Daniele Santos e Isac Gomes Araújo.
 
Os alunos do projeto de Educação para jovens e adultos (EJA) concorreram à premiação nas categorias “Memórias Literárias” e “Poemas”. Na primeira, os vencedores foram Maria de Nazaré Cordeiro, Josélia Correia e Andressa Vale Moraes, das unidades de ensino básico Nascimento de Moraes, Bom Aluno e Garrastazu Médice. Na segunda categoria, foram vencedoras as unidades de ensino Nova Canaã e Emanoel Arôso, com os alunos Rosivaldo Silva Santos, Clenilde Martins e Sebastiana Ribeiro.

A solenidade de entrega das premiações, realizada no Auditório do IESF, no Maiobão, contou com a apresentação do Grupo de Artes Maria Aragão - GAMAR, que encenou os textos dos alunos vencedores nas primeiras colocações de cada categoria. Todos os ganhadores receberam troféus e tablets.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Paula Pires, o primeiro concurso literário atingiu plenamente o seu objetivo. “O que nos emociona é ver que conseguimos atingir o nosso objetivo, que era exatamente despertar nos alunos esse sentimento de querer mostrar como eles vêem o lugar onde vivem, onde moram, onde trabalham, resgatando essa relação com as raízes de cada um. Em 2014 vamos dar continuidade a esse trabalho e esse projeto será aprimorado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário