quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ABSURDO! Idoso de 83 anos paga passagem em Van do Maiobão para não sofrer mais humilhação.

Seu Emiliano foi humilhado em Van do Maiobão.
Apesar de o Estatuto do Idoso garantir medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, em Paço do Lumiar os direitos deles muitas vezes não são respeitados. Idosos costumam ser humilhados principalmente quando precisam do transporte público. É o caso do aposentado Emilino João da Silva Almeida , 83 anos. O idoso foi obrigado a pagar passagem na Van de placa HOB – 3041, que faz linha Maiobão – Paranã, mesmo apresentando sua carteira.

A cena de humilhação contra o idoso foi presenciada pelo blogueiro Neto Cruz, que registrou tudo. Segundo o blogueiro quando estava vindo na Van, sentido centro encontrou seu amigo o senhor João da Silva Almeida, mais conhecido como “Milindro”, os dois vinham conversando quando chegou a hora de pagar a passagem. O blogueiro como de costume e dentro dos seus direitos, pagou a passagem no valor integral, mesmo sendo estudante e possuindo carteira que garante o direito a meia, pagou os 2 reais, sendo que é apenas 1 real.


Cobrador da Van.

Quando chegou a vez do senhor Emilino João da Silva Almeida de 83 anos para pagar a passagem, o idoso educadamente mostrou seu cartão de gratuidade, mas para espanto do blogueiro Neto Cruz e de alguns passageiros que estavam na Van, o cobrador (foto) foi pra cima do inofensivo idoso e afirmou que a van, não aceita carteira de idoso. Não sendo a favor daquela cena lamentável, Neto Cruz entrou no assunto e disse ao cobrador que ele estava errado. “O senhor aqui é amparado pela gratuidade do transporte visto que possui mais de 65 anos” enfatizou o blogueiro. 

Porém o cobrador tentou coagir Neto Cruz, afirmando que todo dia quando saia de casa, sua esposa pedia pra ter paciência pra não fazer besteria com passageiros. Vendo que a situação poderia piorar o idoso pra não ser mais constrangido por parte do cobrador pagou a passagem. Uma triste cena que precisa urgentemente de resposta por parte das nossas autoridades.

Veja a carteira de seu Emiliano.

É importante que os idosos conheçam bem o Estatuto do Idoso para saber e cobrar seus direitos. Além do Estatuto, a Constituição Federal, Constituições Estaduais e Leis Municipais também garantem benefícios aos idosos. Quem tiver seus direitos desrespeitados deve procurar o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB ou o Conselho do Idoso do município ou Estado.

6 comentários:

  1. rapaz isso é rotina desses donos de van, ai não existe Lei.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela materia !!! precisar-se fazer blitz com esses transp. são carros sem condiçoes de rodar além da poluição excessiva !! fazem todo tipo de barberagem além de humilharem seus passageiros super lotando essas latas de sardinhas. fica dica.

    ResponderExcluir
  3. Em Primeiro lugar serviço de transporte É CONCESSÃO PUBLICA - quem concedeu concessão para os donos de van e suas COOPERATIVAS OU COORPEGATO, ademais quantas dessas organizações estão em dias com a Receita Federal são verdadeiras fachadas para ludibriar um população e o desgoverno de Josemar, Edvaldo e Roseana que necessita de transporte digno

    Se policia militar / ministério do trabalho / secretaria de infraestrutura do Estado / policia Federal realizar um blitz vai r encontrar.
    - Motoristas sem habilitação condizente com o porte do veiculo
    - Menores de Idade
    - vans com placas particular
    - vans sem bancos
    - Condutores irresponsáveis todos sem exceção dirigem falando ao celular
    - Alguns sobre efeito de álcool ou de produtos químicos

    Em especial esse cobrador que aprece na foto estar envolvido em diversos acidentes e maltrato ao usuários desse famigerado meio de transporte que é o transporte alternativo.

    Não irá me causar espanto se alguns não alimente o trafico nas áreas da Cafeteira, Paranãs e adjacências

    Queremos transporte digno com ônibus com qualidade e quantidade

    Fica a solicitação para que os senhores proprietários de ônibus coletivos que ingresse ja justiça para acabar com o transporte pirata.

    PELO FIM DOS TRANSPORTE DE VANS ESSE FAMIGERADO TRANSPORTE DE HUMILHAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esses ferros velhos ambulantes e seus condutores e cobradores fazem deste tipo de atividade tudo o que querem , não respeitam ninguém. A maioria desses calhambeques são as sucatas de São Paulo pois nem as placas trocam é uma verdadeira esculhambação e como mais esculhambado são os administradores se torna essa bagunça que é. Bastava que se fizesse uma vistoria que , com certeza, 70 % destes ferros velhos seriam recolhidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carl.os -esses ferro velho e sua liberação de rodarem tem que ser banida de nossas cidades - pois prestam um serviço que deve ser concedido pelo o ESTADO / MUNICÍPIO e não por BANDIDOS travestidos de operadores de transporte.

      SENHORA GOVERNADORA FAÇO UM APELO ACABE COM ESSE MEIO DE TRANSPORTE QUE CAUSA MAU A POPULAÇÃO, FAÇA ISSO PELO BEM DE HOMENS E MULHERES - QUE DE FORMA INDUZIDA ESTAR ENRIQUECENDO E FORTALECENDO SERVIÇOS ILEGAIS E FORTALECENDO A CRIMINALIDADE E O TRAFICO DE DROGAS NA REGIÃO DO PAÇO - PARANÃS, CAFETEIRA S JOSE, SITIO NATUREZA

      PELO FIM DESSE FAMIGERADO TRANSPORTE ALTERNATIVO,

      Excluir