quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estudantes de escola pública poderá fazer vestibular de graça.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 11, a Lei nº 12.799, que estabelece critérios de isenção do pagamento de taxa de inscrição para ingresso nas universidades federais.

Pela norma, será assegurado isenção total do pagamento da inscrição ao candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. A lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

A lei determina ainda que as instituições federais de educação deverão adotar critérios para a isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

Algumas universidades e institutos federais usam como processo seletivo o Sistema da Seleção Unificada (Sisu), que considera o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Um comentário:

  1. QUERO AQUI MANIFESTAR MAIS UMA VEZ A MINHA ALEGRIA PELA MATERIA ACIMA E DIZER QUE FINALMENTE PARECE QUE CAIU A FICHA DO QUE É SER VERDADEIRAMENTE REPRESENTANTE DE UMA CLASE. QUANDO VOCE SE DISPÕE A LIDAR COM A COISA PUBLICA DEVE ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR OS ELOGIOS E CRÍTICAS E ACEITAR ISSO DE FORMA NATURAL, SABER DIFERENCIAR O QUE É DE INTERESSE PUBLICO E O QUE É PESSOAL. ESTE ESPAÇO POR TER UMA DOMINIALIDADE DE UMA ENTIDANTE ESTUDANTIL O FOCO PRINCIPAL DEVE SER OS ESTUDANTES. É CLARO QUE A POLITICA PARTIDARIA CAMINHA LADO A LADO TENDO SUA INFLUENCIA EM TUDO NESTE PAÍS, MAIS O QUE NÃO PODEMOS É MISTURAR AS COISAS. PIOR AINDA É QUANDO ESTE ESPAÇO É USADO PARA EXPÔR AS TRICAS E FUTRICAS COMO ACONTECEU NOS ULTIMOS DIAS E TODOS PODERAM ACOMPANHAR AQUI, MAIS PARECE QUE FINALMENTE A FICHA CAIU.
    NÃO SE DEIXE ELEVAR PELA ABULIÇÃO DOS NEURÔNIOS E O FERVOR DO ÉGO, NESSE CASO, CRIE UM BLOG PESSOAL E SOLTE O VERBO NAO USE A ENTIDADE COMO PAINEL DE FUNDO. SEI QUE TALVEZ VOCE NAO PUBLIQUE ESSA MEU CONSELHO, MAIS PELO MENOS LEIA E ENTENDA. POR FIM DIGO: TENHO QUASE 20 ANOS DE RADIO E 32 ANOS EM SERVIÇO PUBLICO, NESSE INTERIN NUNCA USEI UM MICROFONE OU ESPAÇO PUBLICO QUALQUER PARA MI VANGLORIAR, ELOGÍOS EU OUÇO QUASE QUE DIARIAMENTE E GUARDO PRA MIM, AS CRÍTICAS A GENTE USA PARA CONSTRUIR OS DEGRAUS DA ESCADA DO SUCESSO. PALAVRA DE QUEM TEM EXPERIENCIA.

    ResponderExcluir