domingo, 31 de março de 2013

O sucesso incomoda muito as pessoas!

Rilton Silva (UMESP)

Quando o sucesso alheio incomodam e faz alguém lançar ofensas sobre o seu semelhante, isso tem nome - é inveja. O invejoso sente muita raiva e passa a criar uma rede de discórdias, tentando diminuir, desqualificar, puxar o tapete... enfim, tentam a todo modo impedir o progresso dos que "conquistam" através do esforço e capacidade seu espaço. Isso vem desde dos tempos bíblicos, onde a inveja existia até mesmo dentro das família. 

As pessoas não conseguem suportar o sucesso alheio. Por menor que seja esse sucesso. É só alguém ter algum sucesso pessoal ou profissional e lá vem "martelada".


Tenho visto coisas incríveis. Pessoas que gastam tempo e energia para tentar me prejudicar. Chegam até mesmo a usar recursos consideráveis para montar uma armadilha ou criar uma cilada ou inventar uma estória que possa prejudicar, denegrir, manchar a honra de quem está trabalhando com dedicação e comprometimento.


No folclore popular e em determinadas culturas observamos rituais religiosos, simpatias e superstições baseadas na crença popular de que alguns sentimentos, especialmente os mais hostis, estão diretamente ligados às tragédias e as dificuldades na vida de algumas pessoas.

A inveja, é um dos sentimentos mais combatidos neste sentido. Porém, há que se estabelecer uma diferença importante entre a inveja sob o ponto de vista danoso e a inveja sob o ponto de vista da admiração e do aprendizado mútuo.

Quando o sucesso de uma pessoa passa a incomodar a outra é sinal de que, infelizmente, este “mal-estar” resultará num sofrimento emocional ainda maior (quanto mais o outro se destaca, mais o “incomodado” sofre com isso).

A pessoa que se incomoda com o sucesso alheio geralmente traz consigo um sentimento de menos-valia provocado por uma baixa auto-estima. Ou seja: se engana a parcela da população que pensa que quem inveja está causando um “mal terrível” ao invejado.

Na verdade, quem se incomoda mais com o sucesso alheio produz em si mesmo um sofrimento tão grande que – para alguns – a única forma de aliviar a “dor de cotovelo” é pensar e agir em prol da diminuição do sucesso do outro. 

Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, costumava tratar este aspecto através dos conceitos da pulsão de vida e de morte, afirmando que estas pulsões estão dentro de cada um. Temos, contudo, o livre-arbítrio para fazer – de preferência – uma escolha adequada. E esta escolha implica em aprender a admirar o sucesso alheio e compartilhar as conquistas na coletividade. Do contrário, poder-se-á amargar o próprio fracasso; isso esta ficando bem claro em relação ao Paparazo Cleiton Collins que não para de montar vídeos para tentar me prejudicar. 

É triste ver as pessoas chega a esse nível de loucura, e pensava que era meu amigo, ajudei em momentos mais difíceis de sua carreira, trabalhamos juntos em vários eventos estudantis e agora perde o controle sei lá por quê? Mas uma coisa é certa, ele esta longe de conquistar o respeito que hoje tenho perante a sociedade luminense.

5 comentários:

  1. Gosto de analisar seus textos pro que você sabe se defender com classe. Diferente do outro que vivia defendendo Bia Aroso e seu filho Tiago aroso no qual teve um caso. O blogueiro paparazo armar demais parece coisa de bandido, fazendo montagem de vídeo, filmando as pessoas sem elas saber. É tipico de bandidos, parabéns pelo trabalho só que você precisa ter um pouco mais de independência referente ao executivo. Infelizmente você é o único blogueiro que a população pode contar para denunciar os políticos corruptos de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu tava querendo saber mesmo o que estava acontecendo entre vocês dois. Cleiton esta fazendo coisas horríveis contra você, o pior da historia é que ele mesmo se prejudicar, fazendo filmagem escondidas das pessoas, e das duas filmagens que analisei não vi nada que lhe prejudica - se. Continue assim agindo com classe, dando resposta no nível de pessoas educadas.

    ResponderExcluir
  3. Só fico triste que os dois são blogueiros, mas pelo que já analisei o cleiton está com uma certa dor de cotovelo em relação a você. Ele se queima com aquelas montagens de video, por que ele não coloca a filmagem toda, não entendi nadinha o que ele esta querendo com isso. Agora uma coisa é certa ele esta queimando toda a classe de blogueiros com estas armações.

    ResponderExcluir
  4. Esse Cleyton é muito invejo, asqueroso, nojento, fofoqueiro, só vive falando mal das pessoas. Por que será? ele só pode ser muito recalcado. Deveria procurar fazer um tratamento, pois qualquer dias desses ele ainda vai levar um pisa de alguém e vai sair falando que nao sabe o porque.

    ResponderExcluir
  5. MEU CARO RILTON, COLHES O QUE PLANTOU, A INVEJA ESTA NO BRONZE, ELE SERVIU QUANDO ERA PARA VOCÊS AJUDAREM A ELEGER JOSEMAR E ELE VEIO, TENTOU A TODO CUSTO SER DO GRUPO, POIS NELE VIA MUITOS DE BIA E TIAGO E ACHOU QUE PODERIA SER TAMBÉM E ASSIM TEM OUTROS QUE SE DIZEM "MÍDIA" E CONTINUAM CHUPANDO O DEDÃO.ASSIM COMO PEGA MAL ELE POSTAR "MENTIRAS", PEGA MAL VOCÊ SE ACHAR O TAL E PUBLICAR COMENTÁRIOS PARTINDO DE UMA MESMA PESSOA, MESMOS ERROS.VOCÊS COM ISSO ESTÃO INDO PRO BURACO E SENDO NIVELADOS POR BAIXO, TODOS VOCÊS QUE SÃO SUBMISSOS AO JOSEMAR, FALAM BEM DELE SÓ NA ESPERANÇA DE "BRONZE" E PARA NÃO FICAR MAIS HUMILHADOS DO QUE JÁ ESTÃO.O TEU FUTURO QUEM ESTA DIRECIONANDO É VOCÊ MESMO E NÃO SE ESQUEÇA QUE O BLOG NÃO É SEU É DE UMA ENTIDADE QUE NÃO DEVERIA SER USADA DESSA MANEIRA.
    SEMPRE DISSE E REPITO, VOCÊ TINHA TUDO PARA SER O MELHOR E MAIS IMPORTANTE BLOGUEIRO DE PAÇO DO LUMIAR E INFELIZMENTE HOJE ESTÁS NIVELADO POR BAIXO JUNTO COM TODOS QUE COMUNGAM DESSE PENSAMENTO DE SUBMISSÃO E MEDO.

    ResponderExcluir