quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paço do Lumiar elegem sua nova coordenação.


O  Fórum  é uma instância da sociedade civil que busca por meio de suas representações proteger a criança e o adolescente,  além disso é de sua responsabilidade aplicar  rigorosamente  o ECA,  dado que  o contingente populacional de nossas cidades é  predominantemente de crianças e adolescentes.

O FÓRUM em defesa das crianças e adolescentes-DCA se apresenta como alternativa para articular  esforços de organizações  e pessoas em torno de um projeto de sociedade, que priorize  a consolidação dos direitos das  crianças e adolescentes.

É dever  desse   FÓRUM como instância da sociedade  civil combater qualquer tipo de violência  praticada contra a criança e adolescente e possibilitar a construção de uma nova mentalidade que reconheça crianças e adolescentes como cidadãos merecedores de políticas públicas.

A eleição do FÓRUM ocorreu nesse sábado  na quadra do colégio CEFRAN no maiobão,  e contou com a participação de várias entidades organizadas, todas com direito de indicarem seus representantes. Na ocasião, os responsáveis por esse evento  explanaram algumas atividades que foram desenvolvidas por esse FÓRUM  em 2011, como os seminários municipais  envolvendo Paço do Lumiar , São José de Ribamar, Raposa e São Luís, onde foram abordados os seguintes temas: Direito à educação, Direito à cultura, Direito à convivência familiar e comunitária, Direitos Humanos, escola com dignidade, Convivência com dignidade e paz.

É de conhecimento de todos que a luta da  sociedade civil organizada no Brasil nas últimas décadas tem contribuído significadamente para a garantia dos Direitos Humanos  das crianças e adolescentes.

Foi  dito ainda que as legislações vigentes em nosso país  ( Constituição federal, estatuto da criança e do adolescente-lei 80,069/90, Declaração Universal dos direitos Humanos, convenção sobre os direitos humanos e a CONVENÇÃO sobre o direito das criança-DEC Nº  99.710/99) asseguram a PRIORIDADE ABSOLUTA no que se refere a salvaguarda dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Veja as entidades que  foram  escolhidas para  coordenar  o FÓRUM:

  1. Centro de apoio ao idoso
  2. Associação beneficente   resgatando vidas,
  3. Associação de Mulheres,
  4. União de moradores da vila Nazaré,
  5. União de moradores da Vila Gaspar,
  6.  Clube de mães do Tambaú,
  7. Clube de mães do residencial  Carlos  Augusto

Por Correia/blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário